Tubarão Touro (Carcharhinus leucas)

 

 

Clicar para ver Vídeo

 

 

Ataques: 82   Fatalidades: 6

*De acordo com 'The International Shark Attack Files'*
*Recorded Worldwide since 1580.*

 

O Tubarão-Touro é o mais perigoso para o Homem, devido ao facto de poder viver tanto em água salgada como em água doce.

 

 

Tamanho - Crescem dentre 3 a 3,5 metros.

Dieta - Comem peixes incluindo outros tubarões (comem até tubarões da mesma espécie) e arraias, comem tartarugas marinhas, pássaros, golfinhos. Ele come quase de tudo.

Habitat - São encontrados perto de costas das praias , mas podem viver por um tempo em rios e lagoas , já foi encontrado 3 km acima no rio Mississipi (nos EUA) e a 4 km acima do rio amazonas ( no Peru ), vivem numa profundidade de 30 m ou até menos de 1 m, são encontrados no Brasil também, principalmente no Recife essa espécie de tubarão é responsável por diversos ataques na praia de Boa Viagem junto com o tubarão tigre, essas duas espécies de tubarão são encontradas facílmente na praia de Boa Viagem, mas não vai querer visitá-los pois essas duas espécies são consideradas super perigosas aos humanos junto com o Tubarão-Branco.

Reprodução - são viviparos e nascem mais ou menos 13 filhotes, e a gestação dura 1 ano, os filhotes de tubarão de Zambezi nascem com 70 cm de comprimento e são encontrados normalmente em baías e em boca de rios. Possuem espectativa de vida de 14 anos.


 

Classificação

Reino - Animalia

Filo - Chordata

SubFilo - Vertebrata

Classe - Chondrichthyes

Subclasse - Elasmobranchii

Ordem - Carcharhiniformes

Familia - Carcharhinidae

Género - Carcharhinus

Espécies - Leucas



 


Pesca


Por causa do facto que eles são achados muito perto das orlas e são em grande número, as pescarias são frequentes um pouco por todo o mundo e, a sua carne é utilizada para consumo humano e a sua pele para couro.

 

 

 

Descrição geral


Possui um nariz pequeno que é bem largo, a sua barriga é branca e seu corpo é cinza e seus olhos são pequenos, sua primeira barbatana dorsal é muito maior e mais pontuda que a sua segunda barbatana dorsal. As fêmeas são sempre maiores que os machos chegando a 3,5 metros. Muitos ataques são atribuidos a esse tubarão , que é muito perigoso, provavelmente o mais perigoso nas águas tropicais depois do tubarão branco e do tubarão tigre. Esse animal come de tudo inclusive pessoas, autores de muitos ataques a pessoas em diversos rios e já foi encontrado até no rio Amazonas. Esse tubarão é mais famoso por entrar rio a dentro , onde as pessoas não esperam que haja tubarão, mas cuidado que existe. Esse tubarão também é muito conhecido aqui no Brasil por ser autor de vários ataques fatais e não fatais ocorridos na praia de Boa Viagem no Recife. A história mais recente e que chocou o mundo foi a de uma ataque de um menino de 8 anos na Flórida em Pensacola em que o menino perdeu um braço (que foi reimplantado) e uma perna, esse tubarão possui uma taxa de testosterona muito alta, o que faz com que essa espécie seja extremamente perigosa e feroz. Por isso é importante não mergulhar em praias (e rios) em que esse tubarão se encontra, tome cuidado.

 

 

 

Voltar